TIC no Ensino Fundamental: quando, onde e como estão sendo publicadas as pesquisas nesse segmento

Livia Anselmo, Clevi Rapkiewicz, Rute Vera Maria Favero

Resumo


O ensino fundamental tem como público alvo nativos digitais que, no entanto, nem sempre fazem uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no processo de ensino e aprendizagem. Compreender como se encontra a pesquisa de informática na educação voltada para esse segmento da educação é importante para propor inovações tanto no âmbito tecnológico quanto pedagógico de forma que as TIC sejam incorporadas no processo de ensino e aprendizagem. Nesse contexto, este artigo apresenta uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL), considerando dois congressos e três revistas da área de Informática na Educação, no Brasil, no intervalo de cinco anos (2012-2016). Pode-se observar que há uma evolução na quantidade de pesquisas relativas às TIC nesse segmento, ainda que haja concentração nos anos finais e em certas regiões do país.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.1069