Clubes de Programação com Scratch nas Escolas e a Interdisciplinaridade

Eliana Santana Lisbôa, Helio Monte-Alto, Maria Luiza Silva

Resumo


Este trabalho é o resultado de um estudo com alunos do ensino fundamental participantes do clube de programação realizado na cidade de Palotina-PR, cujo objetivo principal é contribuir para o desenvolvimento do raciocínio lógico e do pensamento computacional dos discentes de forma interdisciplinar. O referido estudo, no âmbito interdisciplinar, incidiu sobre três disciplinas distintas: Matemática, História e Geografia. Uma das atividades desenvolvidas, no contexto de História e Geografia, teve como foco principal propiciar aos alunos uma reflexão crítica acerca da história do descobrimento do Brasil. Para o feito, os alunos desenvolveram um jogo no ambiente de programação Scratch que simulava o descobrimento do Brasil. Nesse jogo, além dos conteúdos de História e Geografia, foram necessários também conhecimentos de Matemática, essenciais para desenvolvimento de jogos e animações no Scratch. Tendo como base o estudo realizado, observa-se que o ambiente Scratch é uma ferramenta com grande potencial educativo na Educação Básica que permite a criação de programas envolvendo várias áreas do saber de forma interdisciplinar e contextualizada.

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DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.1174