Programação em blocos com o Mit App Inventor: Um relato de experiência com alunos do ensino médio.

Natália Nascimento Leôncio, Claudiany Calaça de Sousa, Rogério Pereira de Sousa, Ramásio Ferreir de Melo

Resumo


Este artigo apresenta uma análise sobre o uso do MIT App Inventor no ensino da lógica de programação de forma interativa, sem que haja um conhecimento cognitivo prévio em programação. Durante o estudo, buscou-se investigar as formas de mediação do App Inventor na aprendizagem, considerando a interação entre aluno e a plataforma. A pesquisa provém da análise quanti-qualitativa das aplicações móveis desenvolvidas pelos alunos em conformidade com os conteúdos passados durante o curso de programação em blocos, ofertado no laboratório móvel da rede Escola técnica aberta do Brasil (e-Tec). Os resultados analisados permitiram a visualização positiva do uso da plataforma como facilitadora do processo de ensino e aprendizagem da lógica de programação.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.1159