Desenvolvimento de um Ambiente de Robótica Educacional para o Ensino de Programação com Hardware Livre
Resumo
O uso de tecnologias, tais como a robótica educacional em sala de aula, torna o processo de ensino e aprendizagem mais lúdico, contribuindo para despertar um maior interesse nos estudantes. A ferramenta abordada neste trabalho é um robô que desenha em uma lousa, de fácil manipulação em sala de aula e de baixo custo para a sua construção, por ser baseado em hardware e software livres. Pretende-se, a partir desse protótipo, desenvolver um ambiente integrado de software e hardware como uma versão de um ambiente de programação Logo, no qual os alunos fornecerão comandos similares aos de uma linguagem de programação Logo para que o robô desenhe utilizando conceitos matemáticos, contribuindo para com o desenvolvimento do pensamento computacional e matemático dos alunos. Este trabalho apresenta a montagem do hardware e os testes preliminares que já foram realizados, assim como a arquitetura de software da aplicação projetada e os próximos passos.
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PDFDOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.1149