A contribuição do projeto berçário de hackers na alfabetização matemática de crianças em fase pré-operatória

Emanuela Alves, Juliana Chaves, Eliel Decol, Adriano Teixeira, Evandro Luís Viapiana

Resumo


O presente artigo descreve a pesquisa realizada junto ao projeto Berçário de Hackers promovido pela Prefeitura Municipal de Passo Fundo com o apoio da Universidade de Passo Fundo. A atividade atende crianças de 5 e 6 anos da educação infantil. A pesquisa de cunho qualitativo será desenvolvida junto a uma turma de 25 alunos de uma Escola Municipal de Passo Fundo pretende-se analisar as habilidades desenvolvidas, como a alfabetização matemática, esta que consiste em construir conceitos de lógica, aritmética e geometria pelas crianças através das experiências realizadas durante a experienciação da computação desplugada e do uso lúdico do Scratch Jr.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.1129