Escola Digital Fortaleza: Uso de Objeto Digital de Aprendizagem na Perspectiva de Inovação das Práticas Pedagógicas

Selma Bessa, Wladia Belém Moreira, Marcos Dionisio, Renata Ribeiro

Resumo


O trabalho discute o contexto da Plataforma Escola Digital XX no cenário da formação continuada e em serviço dos professores readaptados. Ele toma essa conjuntura para analisar se a partir do conhecimento e acesso à referida plataforma houve a valorização e o uso das tecnologias digitais na educação nas escolas municipais de XX. Com esse propósito, procura-se investigar aqui, quem são e qual é o perfil desses docentes ao mesmo tempo em que analisa se os saberes aprendidos na formação contribuíram para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras a partir do uso de Objetos Digitais de Aprendizagem (ODAs). Resultante desse esforço analítico depreende-se que a plataforma indicada constitui um ambiente favorável ao processo de incorporação qualificada da tecnologia digital no planejamento pedagógico, e demonstrou por sua vez, que ainda são muitos os desafios a serem enfrentados para o efetivo uso de ODA na sala de aula.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.715