O Ensino de Linguagem de Programação na Educação Básica Através da Robótica Educacional: Práticas e a Interdisciplinaridade.

Thaise de Amorim Costa, Fábio Cristiano Souza Oliveira, Patrícia da Rocha Moreira, Danielle Juliana Silva Martins

Resumo


O ensino de linguagens de programação na educação básica é um tema amplamente debatido entre os pesquisadores da área de computação. Em certa medida, se deve aos benefícios que esse tipo de ensino pode trazer para o desenvolvimento cognitivo dos alunos. Nesse sentido, o presente trabalho vem apresentar um relato de experiência que teve como objetivo promover o ensino de programação de computadores por meio da robótica educacional, para alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental da rede pública. A metodologia utilizada baseou-se no construcionismo, uma teoria que ver a obtenção do aprendizado através da construção de atividades práticas. Como resultados, ao final do projeto os alunos desenvolveram dois projetos de robótica, sendo que os materiais utilizados para o desenvolvimento dos projetos foram materiais recicláveis.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.687