Usando Smartphones, QR Code e Games of Thrones para gamificar o Ensino e Aprendizagem de Termometria
Resumo
Abstract. This article aims to present the experience of the application of a pedagogical activity (dynamic game) designed to fix the contents of Physics, especially those of Thermometry worked in the classroom with second year students of a public school, for through the use of QR Code technology, gamification elements, the incentive to mobile learning using the students' smartphones and their interests through the Games of Thrones series. It was found that activity such as this motivates and fosters cooperation among students, helps to overcome the lack of technological structure in the school and enables new insights about teaching-learning through mobile devices. Resumo. Este artigo objetiva apresentar a experiência da aplicação de uma atividade pedagógica (dinâmica de jogo) elaborada com o intuito de fixar os conteúdos da Física, especialmente os de termometria trabalhados em sala de aula com alunos do segundo ano do Ensino Médio de uma escola pública, por intermédio do uso da tecnologia QR Code, de elementos da gamificação, do incentivo à aprendizagem móvel usando os celulares dos alunos e de seus interesses pela série Games of Thrones. Constatou-se que atividade como essa motiva e fomenta a cooperação entre os estudantes, auxilia na superação da falta de estrutura tecnológica na escola e possibilita novos olhares sobre o ensino-aprendizagem por meio de dispositivos móveis.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.658