Utilizando Scratch e Arduino como recursos para o ensino da Matemática

Selma Bessa, Ronald Brasil, Elaine Sobreira, Marcos Dionisio

Resumo


O presente artigo objetiva relatar a experiência de uso do Arduino programado com Scratch para o desenvolvimento de conteúdos de matemática. Foi desenvolvido com alunos da Educação Básica, com faixa etária entre 11 e 16 anos, em uma escola da rede pública municipal de X. A problemática central envolveu a seguinte questão: A programação com Scratch e o uso de plataformas de prototipagem física podem potencializar o interesse dos alunos pelas aulas de geometria? Diante dessa questão, propomos uma sequência didática na qual os alunos criaram e programaram cubos de LED nas aulas de matemática, desenvolvendo aprendizagens relacionadas ao Pensamento Computacional e a geometria. Observamos que os alunos foram capazes de interagir e aprender matemática com êxito, em um ambiente de aprendizagem motivador, utilizando a linguagem de programação.

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DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.538