Robótica com Materiais Recicláveis e a Aprendizagem Significativa no Ensino da Matemática: Estudo Experimental no Ensino Fundamental

Icleia Santos, Luciano Frontino de Medeiros

Resumo


A Robótica como ferramenta pedagógica tem se mostrado um recurso fundamental para o resgate do interesse, da criatividade, da imaginação e do raciocínio lógico dos alunos. Sua aplicação se justifica por auxiliar no desenvolvimento do pensamento crítico, coordenação motora, aprimoramento do espírito de equipe e um sentimento de pertinência no aluno. O objetivo dessa pesquisa foi verificar a efetividade do uso da Robótica como ferramenta pedagógica, com base em uma pesquisa causal-comparativa utilizando Estatística Inferencial, em alunos do terceiro ano do ensino fundamental quanto ao conteúdo de geometria, em particular os sólidos geométricos. A pesquisa foi realizada em duas turmas de terceiro ano, o conteúdo foi trabalho da mesma maneira nas duas turmas, sendo que a revisão do conteúdo em uma delas foi feita com a utilização da Robótica. Aplicaram-se avaliações em três momentos nas duas turmas e, ao final, verificou-se que a turma que recebeu revisão do conteúdo com Robótica teve um aumento significativo no seu aproveitamento.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.275