Pessoas aparecem sinalizando e fica algo bem próximo a realidade: o software Lepê como possibilidade para uso do trabalho docente na educação de surdos

Viviane Sarmento, Danillo L. Santos, Fagner Barros, Cleyton Batista, Rian Pinheiro, Neiza Fumes

Resumo


A educação bilíngue para pessoas com surdez, quando essas crianças são filhas de pais ouvintes, tem se traduzido na realidade de que essas crianças acabam alcançando a idade escolar sem o domínio da Língua Brasileira de Sinais, língua esta que passa a ser ensinada de forma sistemática na escola. Diante desse quadro, criamos o LEPÊ que configura-se em um objeto de aprendizagem a ser utilizado pelo professor no intuito de contribuir para com esse ensino da Libras. Visto isto, para esse estudo objetivamos analisar as opiniões de professores especialistas na educação de surdos dos municípios de Maceió e Garanhuns acerca do Lepê perspectivando verificar as possibilidades de aplicabilidade e funcionalidade do software desenvolvido. Para alcançar tais objetivos, foi disponibilizado o software para uso dos professores participantes em um período de três meses. Posteriormente foi realizada uma pesquisa qualitativa tendo como instrumento a entrevista semiestruturada com os professores, sendo 6 (seis) professores em Garanhuns e 6 (seis) em Maceió. Os resultados destacaram aspectos positivos sobre o software desenvolvido, em relação ao uso de contextos, sinalizações reais e as suas características visuais, evidenciadas como essenciais para o trabalho na educação de surdos.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.235