Aplicando o group storytelling no compartilhamento de experiências e na avaliação em sala de aula
Resumo
Contar uma história é uma ótima oportunidade de ensinar àquele que procura o conhecimento ou busca construí-lo. Porém, quando contada em grupo a história tem o potencial de várias visões e opiniões, com conhecimentos e percepções muito maiores incutidos. Em sala de aula, ela é um ótimo meio de transferir conhecimento, mas quando busca-se verificar o aprendizado, bem como a aceitação de métodos de ensino e de objetos de aprendizagem, a história construída de forma colaborativa pelos alunos pode mostrar-se um instrumento eficiente para os professores. Esta pesquisa se dedica a aplicar a técnica de group storytelling na investigação dos resultados alcançados em uma disciplina orientada à projetos de um curso de graduação. As histórias construídas colaborativamente pelos alunos da disciplina foram analisadas e discutidas pelos docentes, com o objetivo de extrair informações que validem ou refutem a estruturação e conteúdo da disciplina analisada. As conclusões alcançadas por esta investigação são discutidas neste artigo.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.165