Formação continuada de educadores e as tecnologias digitais da informação e da comunicação em escolas de governo: conceitos e práticas do Estado de São Paulo

Ana Panzani Alves

Resumo


Abstract. This article is about federal and state public policies of continued teachers training and how is the use of Information and Communication Technologies in the context of governmental schoolEscola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo Paulo Renato Costa Souza of State of São Paulos education department. For the analysis, were collected documentary evidence of 125 training teachers sessions offered by EFAP, between 2009 and 2013. The study indicates similarities between the practices of this governmental school and public educational policies and promoting appropriation of technologies by educators and carrying out actions that focus on training in context. Resumo. Este artigo versa sobre as políticas públicas nacionais de formação continuada de educadores e o papel e uso das tecnologias digitais da informação e da comunicação. Analisa o caso da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo Paulo Renato Costa Souza da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Para a análise, foram coletados os dados documentais de 125 ações de formação ofertadas pela EFAP, entre 2009 e 2013. O estudo indica convergências entre as práticas desta escola de governo e as políticas públicas educacionais, bem como a promoção da apropriação das tecnologias pelos educadores e a realização de ações que privilegiam a formação no contexto.

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DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2015.415