Computação Ubíqua para apoiar a educação musical: explorações com o Makey Makey

Thiago Marcondes Santos, Denise Filippo, Mariano Pimentel

Resumo


Aprender um instrumento musical está associado a horas de prática para aperfeiçoamento técnico e evolução musical do estudante, deixando fora desse processo muitos interessados que não podem se dedicar com tanto esforço. Esse contexto se deve às características físicas de cada instrumento e sua maneira particular de gerar o som. Com as novas tecnologias computacionais, como a computação ubíqua, outras formas de se gerar som possibilitam outras abordagens para a criação e educação musical. Este artigo descreve uma investigação do uso da computação ubíqua no contexto de sala de aula do ensino fundamental com intuito de promover a aprendizagem e a vivência de conceitos musicais. Num estudo de caso exploratório, um ambiente escolar foi transformado em um laboratório sonoro, cujos sons foram ativados a partir de contatos corporais já conhecidos dos estudantes, como o bater de palmas. Desta forma, a sala de aula se apresenta como instrumento musical coletivo, diminuindo as barreiras técnicas necessárias à execução musical.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2015.330