Felpo Filva e as TICs: oportunizando práticas contextualizadas de escrita e leitura no terceiro ano do ciclo de alfabetização

Lisandra Almeida Silva, Silvana Corbellini

Resumo


Este  artigo  trata-se  de  um  relato  de  experiência  sobre  o  trabalho desenvolvido a partir da leitura do livro Felpo Filva, de Eva Furnari, em uma turma  de  terceiro  ano  do  ensino  fundamental  de  uma escola  municipal  de Porto Alegre. Os objetivos do trabalho foram investigar as escritas dos alunos descrevendo  como  realizaram  suas  produções  e  como  se  motivaram  diante dos   desafios   e   situações   criadas   a   partir   da   leitura   e   das   atividades vivenciadas   com diversos   portadores   de   texto na   sala   de   aula   e   no laboratório  de  informática.  Os  sujeitos  são  26  crianças  de  ambos  os  sexos, com  idades  que  variam  de  8  a  11  anos,  no  ano  de  2014.  Os  resultados mostram evoluções no que se refere aos níveis de escrita e desenvolvimento da  leitura em práticas de letramento.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2015.34