Organização de Informações via Pensamento Computacional: Relato de Atividade Aplicada no Ensino Fundamental

Gleider M. de Campos, Simone Cavalheiro, Luciana Foss, Ana Marilza Pernas, Clause Fátima de Brum Piana, Marilton Aguiar, André Du Bois, Renata Reiser

Resumo


As inovações tecnológicas mudaram o perfil do profissional requerido pelos setores da economia, exigindo habilidades relacionadas a solução de problemas e pensamento lógico. Concomitante a esta realidade, surge o Pensamento Computacional, uma metodologia para solução de problemas capaz de desenvolver muitas destas habilidades. Este artigo apresenta uma proposta metodol´ogica para a atividade referida como Números Binários, que visa desenvolver habilidades necessárias para prática do Pensamento Computacional em crianças do quarto ano. O artigo detalha o seu desenvolvimento em sala de aula e avalia os resultados obtidos.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2014.390