O ensino de programação para dispositivos móveis utilizando o MIT-App Inventor com alunos do ensino médio

Antonio Braz Finizola, Ewerton Henning Souto Raposo, Maelso Bruno Pacheco Nunes Pereira, Wescley Sobrinho Gomes, Ana Liz Souto O. de Araújo, Flávia Veloso C. Souza

Resumo


O ensino de programação é importante, e não deveria ser uma atividade restrita apenas a estudantes de Computação. Diversos trabalhos apontam a relevância de desenvolver competências relacionadas à programação com estudantes em idade escolar. Neste contexto, este trabalho apresenta o relato de experiência obtido a partir do planejamento, aplicação e avaliação de um curso de ensino de programação utilizando a plataforma MIT App inventor. Os resultados apontam que o aprendizado de programação por alunos do ensino médio de modo eficaz é influenciado pelo uso de estratégias que envolvam a resolução de problemas, uso de analogias com o cotidiano e que promovam desafios individuais.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2014.337