Construção e Compreensão de Saberes com Experiências Didáticas com Objetos de Aprendizagem desde a Formação Inicial de Professores de Matemática

Raquel G. Oliveira, Elvis. M. Barbosa, Juliane Santos, Mara Zanini

Resumo


Descrevemos neste artigo experiências didáticas com objeto de aprendizagem (OA) em situações regulares de aula de Matemática. O objetivo dessas experiências não era o de analisar clinicamente o OA e suas características, mas sim de verificarmos a utilização dos mesmos em contextos regulares de sala de aula tendo em vista elucidar saberes e implicações para o processo de ensino e aprendizagem tanto para o aluno da Educação Básica como para os futuros professores de Matemática que atuarão neste nível de ensino. As experiências didáticas resultaram na elaboração de parâmetros, aos futuros professores, para a sistematização de uma fórmula matemática utilizando-se um OA.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2014.126