Aplicação da Taxonomia de Bloom no ensino de programação com Scratch

Ana Liz Souto Oliveira de Araújo, Pasqueline Dantas Scaico, Luiz Fernando de Paiva, Hévellyn de Morais Rabêlo, Luan de Luna Santos, Francisco Ittalo Ribeiro Pessoa, Jonas Mendonça Targino, Leonardo dos Santos Costa

Resumo


Ensinar programação em nível médio é uma iniciativa em crescimento e ainda com desafios a serem superados. Os principais desafios envolvem a escolha de uma linguagem apropriada para o público alvo e um instrumento que oriente no ensino e na avaliação das atividades realizadas. Neste âmbito, este artigo apresenta os artefatos gerados e os resultados da experiência de um curso de introdução à programação utilizando a linguagem de programação Scratch e empregando a taxonomia de Bloom no planejamento didático. Os resultados obtidos detalham o desempenho dos alunos e as principais dificuldades apontadas por eles.

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DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2013.31-40