Avaliação da Efetividade do Ensino em um Curso de Formação Continuada Semipresencial

Germano O. Ribeiro, Thomaz E. V. Silva, Albano O. Nunes, Francisca A. P. Pinto, F. Herbert L. Vasconcelo

Resumo


Este trabalho apresenta resultados de avaliação dos cursos de formação continuada a distância da Universidade Federal do Ceará. Para a obtenção das informaçõess relacionadas ao curso, um instrumento de coleta de dados foi desenvolvido baseado na metodologia de avaliação da efetividade do ensino na perspectiva do estudante. Para a análise de dados, buscamos diagnosticar a qualidade do ensino nos cursos, identificando fatores pedagógicos que se sobressáıram positivamente ou que ainda necessitam ser melhor trabalhados pelos gestores. Os resultados apontam para a viabilidade da utilização do instrumento desenvolvido, destacando a opinião dos cursistas sobre 8 fatores relacionados aos tutores online, tutores presenciais, material do curso e aos próprios cursistas.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2013.369-378