Blog: Uma Ferramenta de Aprendizagem no Ensino Médio Inovador

Maria Francilene Câmra Santiago, Rommel Wladimir de Lima

Resumo


Este artigo analisa o uso pedagógico do Blog no Ensino Médio Inovador, como ferramenta de aprendizagem colaborativa na construção e sistematização do conhecimento. Os objetivos específicos foram: constatar como a escola trabalha com o Blog; analisar as condições de funcionamento e utilização do Blog pela comunidade escolar; investigar como o Blog está sendo utilizado como espaço de aprendizagem pelos estudantes e verificar se está sendo uma ferramenta para melhorar os níveis de leitura e de escrita dos estudantes. Para atingir tais objetivos foi desenvolvida uma pesquisa de campo, de natureza qualitativa e caráter descritivo. Os instrumentos de coleta foram: a análise das publicações no Blog Portal do AD e dois questionários compostos de perguntas subjetivas aplicados respectivamente, junto à professora e os 23 alunos envolvidos no projeto. Os dados coletados revelaram que há falhas na metodologia, especificamente no que diz respeito à revisão dos textos por parte da professora juntamente com os alunos, mas o Blog tem sido uma ferramenta de aprendizagem interessante, pois motiva os estudantes na realização de atividades educativas fundamentadas numa perspectiva formativa e serve também como ponto de partida para o desenvolvimento das novas estratégias de ensino.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2013.80