Objetos de aprendizagem generalizáveis para o currículo de Matemática  do ensino médio

Alexandre Direne, Andrey Pimentel, Gabriel Ramos, Diego Marczal, Eros Carvalho, Marcos Castilho, Laura García, Fabiano Silva, Luis Bona, Marcos Sunye

Resumo


Resumo: Novos conceitos e ferramentas de software para apoiar o aprendizado em diferentes áreas de Matemática no ensino médio são descritos, juntamente com sua aplicação no contexto didático das escolas. Poucos trabalhos foram encontrados na literatura científica sobre Objetos de Aprendizagem (OA) que permitem o desenvolvimento de atividades exploratórias de natureza reflexiva para a aquisição de conhecimento. A composição formal de fatores metacognitivos dos referidos OA é apresentada como um elemento chave de apoio para promover a melhoria do processo de solução de problemas. Técnicas de múltiplas representações externas são utilizadas no projeto desses OA, sendo uma delas a construção de conceitos complementares. A generalização do modelo proposto é sugerida através da implementação de diversos OA com base nas técnicas propostas. Ao final são apresentadas as perspectivas de pesquisa futura.

Abstract: New concepts and software tools for supporting the acquisition of knowledge in different areas of Maths are described, along with their application in schoollevel contexts. Few past works have been found in the scientific literature about Learning Objects (LO) which allow discovery learning through reflexive environments aimed at skill acquisition. The formal definition of metacognitive factors of such LO is presented as a key element that underlies performance evaluation in problem solving tasks. Multiple external representation techniques are applied to the design of such LO. The generalisation of the referred model is suggested through the implementation of various LO based on the proposed techniques. Finally, future research perspectives are discussed.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2009.1693-1702