Perspectivas metodológicas para o uso de fóruns em avaliação docente emancipatória

Luiz Dourado Dias Junior, Benedito de Jesus Pinheiro Ferreira

Resumo


Resumo: A avaliação docente emancipatória é um instrumento de transformação do trabalho docente. As ferramentas de fórum têm motivado interesse de pesquisa nesta área, em especial, por servirem ao diálogo. Há necessidade de investigar mais a fundo um processo para uso destas ferramentas em avaliação docente, considerando: avaliação emancipatória, fóruns on-line e comunidades virtuais. Assim, este artigo constrói uma alternativa metodológica para avaliação docente emancipatória baseada em fóruns (que é sua principal contribuição e resultado), a partir destes referenciais e de uma experiência de avaliação docente realizada em um Curso de Computação, da Universidade Federal do Pará (UFPA), na disciplina de Teoria da Computação.

Abstract: The teacher emancipatory assessment is a transformation tool in teaching. The forum tools are driven interest to research in this area, in particular, due to serve dialogue. However, more investigation is needed to fund a process to use these tools in teacher assessment, considering: emancipatory evaluation, online forums and virtual communities. Thus, this paper constructs an alternative method for evaluating teachers based on emancipatory forums (which is its main contribution and results) from these references and a teaching assessment experience a Computer course, at Federal University of Pará (UFPA), in Theory of Computing discipline.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2009.1615-1624