Em Busca de Melhores MODUS de Realizar Dinâmicas Educacionais Colaborativas

Wallace Ugulino, Ricardo R. Nunes, Mariano Pimentel

Resumo


Resumo: Os sistemas para educação são compostos de diversas ferramentas para colaboração. Contudo, não há uma descrição de como o professor deve planejar o trabalho em grupo e que ferramentas deve usar em cada tarefa com os alunos. A influência da ferramenta nos resultados das dinâmicas é evidenciada por registros da literatura. No presente artigo, é apresentado um método para evolução dos projetos de colaboração usados como planejamento das dinâmicas educacionais. A tentativa de evolução de um projeto de colaboração é um exemplo relatado no presente trabalho. Para apoiar o método, é apresentada a ferramenta MODUS.

Abstract: Learning Management Systems have several tools for collaboration. However, there is no description of how a teacher may plan the workgroup and what tools He has to use in order to execute a task with the students. The influence of tool in the results of group dynamics can be seen in literature records. This paper presents a method to evolve collaboration projects. Collaboration Projects are used as a plan of educational dynamics. Trying to make a better group dynamics, one project was modified. This example is presented in this article, as well is presented MODUS, a tool to support the method proposed.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2009.1545-1554