Avaliação docente em ambientes virtuais de aprendizagem (AVA): propostas de atividades com o uso do Moodle e Teleduc

Luiz Dourado Dias Junior, Benedito de Jesus Pinheiro Ferreira

Resumo


Resumo: A globalização tem exigido mudanças na educação quanto à inclusão da tecnologia. Esta inclusão, porém, não é suficiente para transformar a educação. Aliado a isto, é necessário repensá-la constantemente, bem como a postura do professor por meio da avaliação docente. Os ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) têm ocupado maior espaço tanto no ensino presencial quanto à distância. Apesar de apresentarem diversas ferramentas de interação e de avaliação discente formativa, ainda não transpõem estes princípios à avaliação docente. Neste sentido, este trabalho propõe a combinação de ferramentas do Moodle e Teleduc para apoiar a avaliação docente, como alternativa para reduzir o efeito do projeto de ferramentas de avaliação como foco quase exclusivo no aluno. Esta proposta se constitui no principal resultado deste trabalho.

Abstract: Globalization is demanding educational changes especially concerning technological inclusion, even though this inclusion is not sufficient to surpass its problems. It is also necessary to think about education constantly through teacher assessment. Learning Management Systems (LMS) use is growing up in distant learning and also in presential learning. These systems presents a lot of tools to support formative student assessment, but these principles are not used in teacher assessment. Considering this, this study purpose the use of Moodle and Teleduc tools to support teacher assessment, as an alternative to reduce the effect of tools projected exclusively to support student assessment. This purpose is also the main result of this work.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2008.%25p