O uso de Laboratório Remoto e Realidade Aumentada para apoiar a aprendizagem experiencial de Física

Priscila Nicolete, Liane Tarouco

Resumo


O projeto de tese aqui exposto consiste na utilização de conceitos de Realidade Aumentada e Laboratórios Remotos como uma maneira de criar novas oportunidades para o uso no ensino de Física. A pesquisa inclui a seleção e o desenvolvimento de Laboratórios Remotos, Laboratórios Virtuais de RA e Laboratórios Remotos Aumentados, que serão incluídos em um Ciclo de Aprendizagem Experiencial, contemplando as quatro etapas definidas por David Kolb. Com isso, o estudo tem como objetivo investigar se o uso de diferentes tipos de laboratórios online, inserido em um conjunto de atividades em um Ciclo de Aprendizagem Experiencial pode contribuir para os processos de ensino e aprendizagem de conceitos de Física. Para que se efetive tal proposta, faz-se necessário uma abordagem quantitativa e qualitativa, de uma pesquisa de natureza aplicada, cujo objetivo é de uma pesquisa explicativa, utilizando procedimentos de pesquisa quase-experimental.

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DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2019.1497

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