Plataformas digitais na educação básica e os desdobramentos na formação do professor - a ágora para assimilação da cultura digital e promoção de práticas inovadoras

Ana Beatriz Carvalho, Jaime Cavalcanti de Souza Junior

Resumo


O surgimento de plataformas digitais que, em sua maioria, equipa a escola com conteúdos digitais, ferramentas para gestão pedagógica e funcionalidades de inteligência de dados têm ajudado a redesenhar a cultura escolar, de maneira a criar um cenário mais interativo e dinâmico. Atualmente, grandes empresas tem se dedicado a projetos dessa natura, a exemplo da Google e Microsoft. Esses portais impactam na reorganização do projeto pedagógico escolar e, consequentemente, no planejamento do professor, bem como na forma como os estudantes gerenciam seus estudos, ou seja, afeta todos os envolvidos no processo educacional. Este estudo tem como base a compreensão das possibilidades de mudança na cultura pedagógica provocada pela adesão das plataformas digitais a partir da compreensão da cultura digital. Mais precisamente, pretende-se perceber e problematizar a ideia de cultura digital e seus desdobramentos em práticas inovadoras. Logo, nesta proposta de pesquisa, espera-se (através de mensurações de dados qualitativos a partir de intervenções in loco) uma resposta para o seguinte questionamento - Em que medida, a adesão de plataformas digitais pode impactar no ambiente escolar, de maneira a promover possibilidades de desenvolvimento e consolidação da cultura digital junto aos professores?

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DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2019.1457

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