Madrugada: Um Ambiente de Robótica Educacional para o Ensino de Programação e Matemática com Hardware Livre

Julio Cezar da Silva Ferreira, Rafael Cerci, Helio Monte-Alto

Resumo


O uso de tecnologias, tais como a robótica educacional, em sala de aula, torna o processo de ensino e aprendizagem mais lúdico, contribuindo para despertar um maior interesse nos estudantes. A ferramenta abordada neste trabalho é um robô que desenha em uma lousa e que implementa a linguagem de programação educacional Logo por meio de blocos similares ao Scratch, sendo de fácil manipulação em sala de aula e de baixo custo para a sua construção, por ser baseado em hardware e software livres. Nessa ferramenta, os alunos escrevem programas, por meio de uma linguagem de blocos, que fazem com que o robô desenhe em uma lousa utilizando conceitos matemáticos, contribuindo para com o desenvolvimento do pensamento computacional e matemático dos alunos. Este trabalho apresenta a montagem do hardware, a arquitetura do software, detalhes de implementação e ideias para trabalhos futuros.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2019.1302

Apontamentos

  • Não há apontamentos.