VReye: Aplicativo de realidade aumentada para auxiliar pessoas com deficiência visual em sala de aula

Marcelo Martins da Silva, Jeimison Moreno Lima, Jhonattan Barbosa, Wagner Al-Alam, Roberta Andrade

Resumo


Este trabalho apresenta uma aplicação que auxilia pessoas com algum tipo de deficiência visual, em ambientes educacionais por meio do emprego de Realidade Aumentada. Decorrente dos avanços tecnológicos nas últimas décadas, as Tecnologias Assistivas têm se tornado capazes de fornecer novas abordagens para melhorar a qualidade de vida e aumentar a independência de pessoas que possuem algum tipo de deficiência, como a experiência de estudantes deficientes nas salas de aula. Tais experiências são cruciais para o processo educacional dos estudantes, a aplicação apresentada usa de recursos do smartphone dos usuários para realizar a ampliação de imagens e reconhecimento de elementos do ambiente, por processamento em nuvem, de maneira a ajudar nos processos de aprendizagem, fornecendo maior independência a esses usuários.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2019.1318

Apontamentos

  • Não há apontamentos.