AstroBot: Um chatbot com inteligência artificial para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de física

Adilmar Coelho Dantas, Heidie Torres, Isabela de Paula Faria, Wanderson Araújo, Guilherme Guimarães, Guilherme Machado, Adrianne Veras de Almeida, Marcelo Zanchetta do Nascimento

Resumo


Esse trabalho apresenta um chatbot desenvolvido com tecnologias de processamento de linguagem natural e inteligência artificial para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem da disciplina de física. O chatbot foi disponibilizado para os alunos nos principais aplicativos de mensagens atualmente, tais como: WhatsApp, Facebook Messenger e Telegram com a finalidade de tornar sua aplicação descontraída e atrativa por meio de aplicações já conhecidas e dominadas por esse público. O mesmo foi aplicado com três turmas do ensino médio para auxiliar na resolução de exercícios, onde foi possível o docente obter um feedback das principais dúvidas e questionamentos a respeito do conteúdo didático proposto em sala de aula e realizar modificações quando necessário objetivando melhorar o aprendizado dos alunos.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2019.1196

Apontamentos

  • Não há apontamentos.