CADAP Uma Ferramenta para Trabalhar Emoções e Aprendizagem

Carla Paxiuba, Celson Lima, Marcelo Costa

Resumo


Na atual literatura é amplamente aceito que as emoções influenciam significativamente no processo de aprendizagem, porém, como reconhecer as emoções dos alunos, e, como relacionar os vários tipos de emoções com a aprendizagem, continua a ser uma questão em aberto. Outra questão bastante estudada é como avaliar a aprendizagem dos alunos em ambientes educacionais. Para que seja possível correlacionar as emoções dos alunos com a aprendizagem este artigo propõe utilizar a avaliação de aprendizagem baseada em evidências de desenvolvimento de habilidades e conhecimentos e competências e a utilização de uma ferramenta de reconhecimento de emoções a partir de expressões faciais dos alunos CADAP. E assim, com estes instrumentos, obter correlações entre emoções, conteúdos didáticos, formas de ensino, estilos de aprendizagem e desempenho dos alunos.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2019.1188

Apontamentos

  • Não há apontamentos.