Estudando o impacto da gamificação na aprendizagem e engajamento de alunos de acordo com os traços de personalidade e a orientação motivacional

Rodrigo Smiderle, Sandro Rigo, Patricia Jaques

Resumo


A gamificação da educação pode ajudar a gerar níveis de envolvimento e dedicação semelhantes aos jogos. No entanto, ainda é necessário estudar a relação entre o perfil do usuário, a atividade e os elementos aplicados. Esse trabalho estou o efeito da gamificação no comportamento e no engajamento dos alunos, de acordo com seus traços de personalidade e motivação. Foi realizada uma avaliação experimental, na qual metade dos alunos utilizou a versão gamificada e a outra metade a não gamificado. Encontramos evidências de que a gamificação afetou os usuários de diferentes maneiras de acordo com seus traços de personalidade e sua orientação motivacional. Esses resultados contribuem para o entendimento de que o efeito da gamificação depende das características específicas dos usuários.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2019.1031

Apontamentos

  • Não há apontamentos.