Um metodo para promover inclusão em atividades colaborativas apoiadas por computador

Leandro Luque, Leônidas Brandão, Anarosa Brandão

Resumo


Aulas são atividades colaborativas nas quais alunos e educadores interagem uns com os outros e entre si para produzir, aprender e consolidar competências e habilidades. Os participantes de atividades colaborativas devem poder comunicar-se uns com os outros, estar cientes dos artefatos usados e dos objetos de interesse, entre outros. Em sua essência, estes requisitos dependem de habilidades motoras e cognitivas, como movimento do braço, percepção, reconhecimento e memorização. Deficiências podem influenciar essas habilidades e consequentemente representam desafios para a participação em ambientes colaborativos. No início da pesquisa de doutorado descrita neste artigo, estudamos meios para incluir um indivíduo cego em atividades colaborativas de modelagem realizadas como parte de um curso de Engenharia de Software ministrado pelo autor da tese. Como parte desse estudo, percebemos que pesquisadores e profissionais em geral não seguem métodos orientados à colaboração para abordar problemas de acessibilidade ao projetar sistemas de apoio ao trabalho colaborativo, também conhecidos como groupware. Nesse contexto, decidimos focar a pesquisa de doutorado no preenchimento dessa lacuna. Como resultado, desenvolvemos o Collab4All, um método para apoiar a identificação de possíveis desafios, bem como alternativas de solução, que podem surgir ao projetar ou reprojetar groupware para incluir pessoas com deficiência. Como prova de conceito, aplicamos o método ao cenário mencionado de inclusão de indivíduos cegos em atividades colaborativas de modelagem. Consideramos que as contribuições científicas e tecnológicas deste trabalho são relevantes para a construção de uma sociedade mais justa.

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DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2019.1011

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