Tamanho Ótimo Amostral e Análise Fatorial e Correlacional do Desempenho de Indivíduos sob a Influência de Plataformas Computacionais de Apoio ao Ensino
Resumo
Na literatura relacionada à área de Informática na Educação, muitos trabalhos que analisam novas propostas tecnológicas têm como objetivo apenas observar as melhorias que o uso das ferramentas pode ocasionar. Tais pesquisas não analisam se o tamanho amostral é robusto para garantir confiabilidade nos resultados ou se o aprimoramento das ferramentas tende a manter alguma influência sobre o desempenho discente. Com base nisso, este trabalho determinou tamanhos ótimos amostrais para a análise do desempenho de turmas com e sem contato com plataformas educacionais. Também foi desenvolvido um Gerenciador de Experimentos para se organizar a visibilidade das funcionalidades de um Ambiente Educacional Ubíquo (AEU) e, empregando-se esse gerenciador, foram realizadas Análises de Variância Fatorial e Correlacional. Percebeu-se que o desempenho dos alunos de graduação foi influenciado pela interação entre as funcionalidades do AEU e as disciplinas cursadas pelos estudantes. Na pós-graduação, não se observou diferença significativa no desempenho discente entre os níveis de uso do AEU, nem a ocorrência de correlações que indicassem algo similar ao que ocorreu na graduação, embora também tenham ocorrido acréscimos no desempenho obtido pelos estudantes neste nível acadêmico.
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PDFDOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2019.961
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