Compreensões Sobre Práticas Pedagógicas Apoiadas Pelas Tecnologias Digitais

Gerson Luiz Millan, Rosane Aragón

Resumo


Esta pesquisa tem como objetivo a análise das práticas pedagógicas orientadas e das práticas reconstruídas pelas alunas-professoras, com a mediação das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) pelo Curso de Pedagogia-Licenciatura na Modalidade a Distância (XXXXX/XXXXX). As práticas foram acompanhadas a partir da análise da arquitetura pedagógica de portfólio de avaliação construído pelas alunas-professoras durante o curso. O estudo foi desenvolvido a partir do constructo piagetiano da tomada de consciência considerando-se duas categorias: (i) compreensão conceitual do uso das tecnologias nas práticas orientadas e reconstruídas durante o curso; (ii) compreensão conceitual do uso das tecnologias nas práticas reconstruídas pelas alunas-professoras. Concluiu-se que as alunas-professoras estão utilizando, em diferentes graus, as TDIC para as suas práticas educativas, o que oportunizou novas práticas e a qualificação das suas ações.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2019.921

Apontamentos

  • Não há apontamentos.