Aprendizagem da Informática na Educação por Questionamento e Modelagem a partir da Web

Germana Nóbrega, Fernanda Lima

Resumo


O curso de Licenciatura em Computação da Universidade de Brasília (UnB) inclui, em seu currículo, a disciplina obrigatória Informática Aplicada à Educação. Por tratar-se de um domínio vasto e em constante evolução, um desafio para o docente da disciplina é a escolha de um método para guiar o processo de aprendizagem. O presente artigo apresenta o método explorado no semestre de 2019/1, que considerou a busca como atividade essencial, embutida em um ciclo no qual interage com outras atividades. As várias iterações desse ciclo resultam em um artefato que sistematiza a informação coletada e selecionada, textual e semanticamente anotada. Em uma abordagem mais somativa, pode-se dizer que o artefato foi o elemento de referência para a avaliação da aprendizagem. Por outro lado, a agenda de trabalhos futuros prevê a construção de uma ferramenta para apoiar efetivamente o estudante ao longo do processo de aprendizagem, rumo a uma abordagem formativa de avaliação.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2019.843

Apontamentos

  • Não há apontamentos.