Cidadania digital, segurança na rede e o comportamento de futuros professores
Resumo
Abstract: Digital technologies have been causing profound changes in society. The use of these technologies without proper care exposes the users to various types of risks. Then comes the need to develop skills for a culture of safe use of digital technologies. In this context, considering the role of new generations' education for digital culture, this work investigates habits of internet use by undergraduate students of the Biological Sciences, Philosophy and Pedagogy courses of a private educational institution. The data reveal a significant unpreparedness of the future teacher for the safe use of the Internet, which results in damage to his task of educating the new generations. Resumo: As tecnologias digitais vêm provocando profundas mudanças na sociedade. O uso cotidiano dessas tecnologias sem os devidos cuidados expõe o usuário a diversos tipos de riscos. Surge então a necessidade de desenvolver competências para que se constitua uma cultura de uso seguro das tecnologias digitais. Nesse contexto, considerando o papel de formador das novas gerações para a cultura digital, este trabalho investiga hábitos de uso da internet por alunos de licenciatura dos cursos de Ciências Biológicas, Filosofia e Pedagogia de uma instituição privada de ensino. Os dados revelam um significativo despreparo do futuro professor para o uso seguro da Internet, o que resulta em prejuízos em sua tarefa de educador das novas gerações.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2019.808
Apontamentos
- Não há apontamentos.