O Uso Pedagógico do Smartphone na Sala de Aula: Um Relato de Experiência na Formação de Professores

Elvis Melo, Juliana Oliveira, Nathalie Rose Ramos da Fonseca Araújo

Resumo


A popularização dos dispositivos móveis promoveu mudanças na sociedade chegando a sala de aula. O uso do smartphone como possibilidade para a ampliação da aprendizagem aparece timidamente no contexto brasileiro, ocasionado também pela falta de formação. Diante desse cenário surge a perspectiva de uma oficina para ajudar na formação dos professores quanto às possibilidades pedagógicas que essa ferramenta pode oferecer. Dentre os resultados, foram planejadas três aulas com o uso do smartphone, com 80% considerando como ponto negativo a falta de WiFi nas escolas, impossibilitando seu uso. Além disso, 89% reconhecem o smartphone como ferramenta que promove engajamento e interação.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2019.788

Apontamentos

  • Não há apontamentos.