Desenh.AR: um recurso educacional desenvolvido de forma interdisciplinar com base em aprendizagem baseada por projetos

Mauricio Lopes, Dalton Reis, Gabriel Bento, Arline Thomé da Silva, Clara Bauer, Nicolas Viana, Pietra Zoschke

Resumo


O presente artigo apresenta uma experiência interdisciplinar de desenvolvimento de um recurso educacional com base no método da Aprendizagem Baseada em Projetos envolvendo os cursos de Ciência da Computação e Pedagogia da Universidade Regional de Blumenau. No método ativo utilizado, os estudantes de ambos os cursos desenvolveram juntos um recurso educacional tendo como base as tecnologias digitais. Como resultado, foi desenvolvido o Desenh.AR, um recurso educacional utilizando o Leap Motion voltado para o desenvolvimento motor e espacial, estímulo à criatividade e à autonomia e criação e ilustração de histórias para estudantes do 4º ano da educação fundamental. Conclui-se que há grandes desafios e dificuldades em se desenvolver um projeto de forma interdisciplinar, mas há ganhos significativos para a aprendizagem e experiência dos estudantes.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2019.720

Apontamentos

  • Não há apontamentos.