Aprendizagem com Robótica Educacional: uma Abordagem Baseada em Problemas

Cristiane Pelisolli Cabral, Evandro Preuss, Liliana Passerino

Resumo


A robótica educacional pode ser utilizada de modo eficiente nos processos de ensino e aprendizagem para o aprimoramento do pensamento computacional e também para a formação de conceitos científicos de áreas que não são da robótica. A aprendizagem baseada em problemas pode utilizar a robótica para pensar e desenvolver soluções para esses problemas do mundo real, fazendo com que seja necessário conhecer os problemas e se apropriar dos conceitos envolvidos para poder desenvolver sua solução e nesse processo, a robótica entra como um fator motivador e atrativo. Este trabalho apresenta um estudo de caso com a programação de robôs com uma solução baseada em hardware livre, onde foram lançados desafios de programação para a resolução dos problemas envolvendo ecologia.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2019.682

Apontamentos

  • Não há apontamentos.