Dificuldade de aprendizagem do cálculo de área de figuras planas retangulares: uma possibilidade através do GeoGebra

Margaret Charnei

Resumo


Este trabalho tem como objetivo apresentar uma possibilidade de construção de um ambiente de aprendizagem, que propicie o aprendizado de Geometria, por meio de um cenário para investigação, tornando o aluno protagonista do processo. Após análise dos resultados da avaliação diagnóstica Prova Paraná, aplicada em duas edições no ano 2019, constatou-se que são necessárias mudanças urgentes no ensino da matemática. Os relatórios apresentados pela Secretaria Estadual de Educação do Paraná - SEED tem mostrado que os estudantes da rede pública do estado têm dificuldades no aprendizado de matemática. Um dos caminhos possíveis para transformar esse quadro é trazer a matemática para o cotidiano dos alunos e encontrar soluções divertidas e inovadoras, como games, aplicativos, softwares, programas de educação complementar online, etc. Neste contexto, foi realizado um estudo com duas turmas dos anos finais do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Bibiana Bitencourt, em Guarapuava ? PR, a partir dos resultados do Descritor 13 (resolver problemas envolvendo o cálculo de áreas de figuras planas), no qual os alunos apresentaram desempenho muito baixo. Estes resultados foram então comparados àqueles verificados após o desenvolvimento de atividades deste descritor pelos mesmos alunos em um software de matemática gratuito, que combina geometria, álgebra, tabelas, gráficos, estatística e cálculo numa única aplicação: o GeoGebra. Constatou-se que o nível de acerto foi consideravelmente melhorado após as atividades, com um aumento de 60% em uma turma e 79% em outra em relação à primeira avaliação.

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DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2019.623

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