Uso do GeoGebra à Luz da Teoria dos Registros de Representação Semiótica

Vania Doneda de Oliveira, Ana Paula Mayara Vitolo, Andrei Maia e Silva

Resumo


O objetivo deste trabalho é apresentar algumas possibilidades de utilização do software GeoGebra para aprendizagem de conteúdos de matemática e física à luz da Teoria dos Registros de Representação Semiótica. A manipulação do software GeoGebra pode possibilitar diversas formas de representação de um mesmo conceito matemático, proporcionando uma aprendizagem efetiva como preconiza a teoria. Buscamos refletir sobre as maneiras de resolução de problemas considerando a forma algébrica, geométrica e com a utilização do software GeoGebra. Conclui-se que o GeoGebra pode auxiliar no processo de aprendizagem, construção e produção de conhecimentos dos estudantes, auxiliando nas diversas representações de um determinado conteúdo.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2019.614

Apontamentos

  • Não há apontamentos.