Itinerário de Concepção Curricular para Curso Técnico em Informática sob a Perspectiva da Indissociabilidade e Interdisciplinaridade

Bruno Costa, Alberto Filho, Caio Lamas, Ely Severiano Junior, Igor Ribeiro, Leonardo Nardi, Marcel de Amorim, Patrícia Grasel da Silva, Rafael Costa, Roni Ferreira, Werusca Pinto

Resumo


A questão central do processo de desenvolvimento curricular consiste em identificar quais saberes ou conhecimentos são considerados importantes, válidos ou essenciais para merecerem ser considerados parte do currículo. Tendo em vista as áreas de Informática e Computação, o desenvolvimento curricular se mostra ainda mais desafiador. Como o advento e desenvolvimento substancial dessas áreas ocorreu efetivamente nos séculos XX e XXI, não há uma maturidade multi centenária. Neste sentido, o objetivo deste artigo é apresentar um relato acerca da concepção curricular do Curso Técnico em Informática para Internet do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), considerando a indissociabilidade e interdisciplinaridade.

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DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2019.552

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