Discentes com Necessidades Especiais e os Desafios no Ensino de Algoritmos com Atividades Colaborativa e Competitiva: as regras do jogo na sala de aula

Alex de Souza Vieira, Léia de Sousa, Jhon Randler Belarmino, Erick Sales

Resumo


O processo de ensino e aprendizagem de Programação é desafiador, pois apresenta diversas variáveis como, por exemplo, a dinâmica do professor, o estilo de aprendizagem dos alunos e a apropriação de uma linguagem de programação. Abordagens envolvendo aspectos de gamificação podem suavizar o impacto desses desafios. No entanto, elas requerem novas adaptações quando, na turma, há discentes com necessidades especiais. Este trabalho apresenta um relato de experiência em uma turma da Computação, incluindo alunos com necessidades especiais, em atividades individuais, colaborativas e competitivas. Os resultados indicam que atividades colaborativas são mais efetivas, porém devem ser planejadas para incluir, com equidade, os discentes com deficiência.

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DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2019.475

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