Manas Digitais: um relato sobre Ensino de Programação em Escolas Públicas no Estado do Pará

Ana Vitória B. M. Silva, Ana Consuelo P. Paixão, Thalia Vitória S. Souza, Marlon Rafael S. Coelho, Marcia Homci, Gabryella Rodrigues, Regiane Kawasaki, Danielle Couto

Resumo


Há uma preocupação mundial com a diminuição do número de mulheres nas áreas da Tecnologia da Informação. Empresas e universidades têm feito campanhas e lançado programas e projetos especiais para mulheres que estão na carreira ou para jovens que desejem ingressar nessas áreas. As Manas Digitais têm como objetivo a realização de práticas de caráter motivacional e informativo com alunas de Ensino Fundamental visando à equidade de gênero nas carreiras e cursos das áreas de Computação, realizando oficinas de Programação em 5 escolas públicas, utilizando como recurso a Computação Desplugada. Ao analisar os resultados iniciais, considera-se que é possível introduzir conceitos de Lógica de Programação no Ensino Básico de maneira lúdica e divertida.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2019.367

Apontamentos

  • Não há apontamentos.