Análise das Mudanças de Percepções de Estudantes de Engenharia de Computação após uma Oficina de Aprendizagem de Programação

Camille Jesús, Roberto Bittencourt

Resumo


A aprendizagem de programação é fundamental em cursos da área de computação. No entanto, programação é um assunto considerado difícil pelos estudantes, especialmente para os que nunca tiveram experiências anteriores com programação. Desde 2013, o curso de Engenharia de Computação da Universidade Estadual de Feira de Santana passou a oferecer oficinas de introdução à programação antes do semestre letivo, visando reduzir as dificuldades iniciais enfrentadas pelos estudantes do primeiro semestre e promover mudanças positivas nas suas atitudes em relação à computação. O objetivo deste trabalho foi avaliar as mudanças de atitudes dos estudantes que participaram da oficina. Os resultados sugerem que as atitudes dos estudantes já eram positivas antes da oficina e que uma mudança significativa ocorreu nas percepções dos estudantes sobre a profissão de computação.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2019.327

Apontamentos

  • Não há apontamentos.