Análise de iniciativas envolvendo lógica de programação para alunos de ensino médio

Natália Bernardo Nunes, Anelise Lemke Kologeski

Resumo


A cada dia a tecnologia está mais presente na sociedade. No entanto, ela tem sido pouco observada na maioria das escolas de Ensino Médio brasileiras, causando impactos negativos para os índices educacionais. Uma alternativa para amenizar esta situação pode se dar através da inclusão da Lógica de Programação na escola. Para investigar iniciativas neste aspecto, realizou-se uma busca por anais de eventos que abordam práticas educativas relacionadas ao uso da Lógica de Programação, analisando seus resultados. Então, 166 artigos foram encontrados relacionados ao tema, dos quais foram selecionados 17 voltados ao Ensino Médio, com estatísticas para análise. Os resultados das iniciativas variam entre 48,7% e 90,9% de aproveitamento, motivando a ampliação da pesquisa nesta área.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2019.308

Apontamentos

  • Não há apontamentos.