Uma Proposta de Encontros de Tutoria Baseada em Metodologias Ativas para Disciplinas de Programação Introdutória

Laís Freire, Jarbele Coutinho, Verônica Lima, Náthalee Lima

Resumo


As disciplinas introdutórias de programação nos cursos de Computação possuem elevados índices de reprovação e evasão, bem como dificuldades ligadas à metodologia de ensino adotada, além de outros fatores envolvidos. Diante desse cenário, este trabalho propõe o desenvolvimento de um planejamento de encontros de tutoria, baseados em metodologias ativas. Além disso, realizou-se um estudo exploratório a fim de validar a necessidade desses encontros. Nos resultados obtidos, foi constatada a relevância das propostas e das estratégias sugeridas para cada encontro. Opções de revisão de conteúdo visto em sala de aula promoção de mini-olimpíadas de programação foram escolhidas por quatorze e dezoito alunos respectivamente.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2019.298

Apontamentos

  • Não há apontamentos.