Tecnologia na Educação: O Pensamento Computacional e a Computação Desplugada como forma de Inclusão Digital

Anelise Lemke Kologeski, Vithória Batista, Rafaela Bobsin, Richard William Pott Espíndola, Natália Bernardo Nunes, Maurício Braga Julio, Júlia Martins, Aline Bona

Resumo


Este relato de experiência aborda a prática de oficinas lúdicas, envolvendo dinâmicas com o uso de jogos de tabuleiro e recursos digitais, para a abordagem de conteúdos que envolvam o pensamento computacional e o raciocínio lógico em sala de aula, tendo como público-alvo os alunos das séries finais do Ensino Fundamental. As atividades desenvolvidas contaram com a participação de 402 pessoas, oriundas de 16 instituições diferentes, entre os anos de 2017 e 2019. Os resultados obtidos mostram melhorias na compreensão de enunciados de até 30,4%, evidenciando assim que o uso de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) na educação pode fazer a diferença na aprendizagem dos estudantes.

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DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2019.288

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