Software Livre Twine: ensino de programação web por meio da criação de jogos educacionais

Walter Carvalho, Carla Rodriguez, Denise Goya, Mirtha Fernández Venero, Rafaela Vilela da Rocha

Resumo


Vários estudos relatam o uso com sucesso de games engines e softwares como Scratch no ensino de programação. O software livre Twine, usado na criação de games e narrativas interativas, não exige conhecimento avançado, porém seu uso em sala de aula não tem sido explorado e relatado. Neste artigo é descrita uma metodologia de uso do Twine para ensino de programação Web, criando um Jogo Educacional (JE). A metodologia contém: (1) Estudo e pesquisa bibliográfica, (2) Planejamento do curso, (3) Implementação e coleta de dados e (4) Avaliação dos resultados. Os participantes criaram seis JEs, que foram avaliados usando critérios de análise, além de uma autoavaliação e de pré e pós-testes para mensurar o conhecimento adquirido.

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DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2019.258

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